R Conselheiro Brotero 1539 cj 52 Santa Cecília - Cep: 01232-011
Hospital Albert Einstein |
Bloco A1, 2º andar - office 202
Clínica Médica
É uma doença crônica, autoimune, que inflama várias articulações podendo afetar inclusive outros órgãos
A AR geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos punhos dos dois lados de forma semelhante(simétrica). Cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos também são frequentemente atingidos. Associada a dor há uma rigidez matutina, que dura pelo menos uma hora. Se não tratados adequadamente, as articulações podem perder sua amplitude de movimento e se deformar ao longo do tempo.
Outros órgãos, como o pulmão podem ser afetados. Eventualmente nódulos sob a pele podem ser observados em alguns casos (nódulos subcutâneos). A presença de olho e/ou boca seca deve fazer com que seu médico suspeite da possibilidade de você estar desenvolvendo Síndrome de Sjögren, que pode muitas vezes associar-se a Artrite reumatoide ou a outras doenças autoimunes reumatológicas.
-
A origem da artrite reumatoide é desconhecida. Trata-se de uma condição autoimune, na qual o sistema imunológico erroneamente ataca os tecidos saudáveis do organismo.
O diagnóstico da artrite reumatoide é baseado no exame clinico auxiliado pelos exames complementares. Alguns exames laboratriais podem auxiliar no diagnóstico, com os testes de fator reumatoide (FR) e o anticorpo antipeptídeo cíclico citrulinado(anti-CCP).
Além disso, os exames de imagem desempenham um papel importante no diagnóstico da artrite reumatoide. Testes como radiografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas das articulações são ferramentas valiosas para documentar as alterações características causadas pela artrite reumatoide nos pacientes.
Esses exames permitem visualizar as estruturas articulares afetadas, como o osso, a cartilagem e os tecidos moles circundantes, e podem fornecer informações adicionais sobre o estágio e a gravidade da doença. Através desses exames de imagem, os profissionais de saúde podem obter uma visão mais completa do quadro clínico do paciente e auxiliar no diagnóstico e no plano de tratamento adequado.
O tratamento da artrite reumatoide (AR) deve ser individualizado com o objetivo de controlar os sintomas, prevenir danos nas articulações, melhorar a qualidade de vida e manter a funcionalidade do paciente. O tratamento deve incluir:
Medicamentos específicos como os medicamentos modificadores do curso da doença (DMARDs) e inibidores de citocinas, como os inibidores do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), que reduzem a inflamação.
Terapia ocupacional e fisioterapia auxiliam no fortalecimento muscular, melhora da amplitude de movimento, alívio da dor e adaptação às atividades diárias. Os profissionais de terapia ocupacional podem fornecer dispositivos auxiliares e ensinar estratégias para facilitar as tarefas cotidianas.
Mudanças no estilo de vida são fundamentais no manejo da AR. Adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos adequados e perder peso, se necessário, também podem auxiliar na proteção as articulações.
O Dr. Roberto Heymann presta atendimento médico de qualidade, individualizado, feito com carinho e atenção. Em seu dia a dia, busca sempre atender as expectativas dos clientes, entendendo suas queixas, dores e anseios. Proporcionando assim, uma experiência médica única, com conforto, confiança e excelência.